Calma, o assunto é sobre negócios e não sobre saúde. 🙂
Impotência Induzida foi um termo criado pelos psicólogos Martin Seligman e Steven Maier que comprovaram em um estudo que quando você se sente impotente ou incapaz diante de uma situação, você tende a sentir-se assim diante de outras situações parecidas no futuro.
O estudo dos psicólogos foi feito com dois grupos de cães que tomavam choques leves, o grupo A tinha um botão para parar os choques e logo aprenderam a desligar, o grupo B até tinha o botão, mas não funcionava.
Na segunda fase do teste, os dois grupos podiam sair facilmente da situação do choque, bastava pular um pequeno muro, mas o que aconteceu nessa segunda fase?
O grupo que tinha desligado o choque da primeira vez, resolvia o problema rapidamente, saltando o muro, já o segundo grupo, o impotente, aceitava o sofrimento passivamente, até deitavam no chão.
Em outros estudos, os psicólogos comprovaram que nós, seres humanos, temos o comportamento muito parecido, muitas vezes, aceitamos a dor como sendo “normal”.
Aí você me pergunta: Elias, o que isso tem a ver com negócios? Eu explico:
Imagine que você fez uma campanha de marketing, quem sabe uma macro captação e essa campanha deu problema, algo muito comum no nosso ramo, é possível que você crie uma crença de que “macro captação é sinônimo de dor de cabeça”.
Se você acompanha algum grupo do ramo no Face ou Whats, com certeza já viu muitas pessoas falando sobre o assunto, muitas vezes, um jogando a culpa no outro. (dono de escola x divulgador)
Esse é o efeito da impotência induzida agindo sofre as pessoas, claro que elas vão negar e até ficar chateadas se você discordar, afinal, é a crença delas e quando falamos em crenças, não há argumentos lógicos, é preciso que a pessoa tome consciência por conta e mude sua forma de pensar.
Falando em macro, essa é uma excelente ferramenta para alavancar o seu caixa, porém, não é legal você ser dependente de macro, é fundamental que seu comercial seja pró ativo e diário.
Talvez você tenha feito uma campanha na sua escola e não tenha tido bons resultados, talvez tenha tido dor de cabeça, prejuízos, etc. O que isso significa? NADA! Isso é absolutamente normal, qualquer empreendedor já passou por isso mais de uma vez.
O que diferencia as pessoas de sucesso, é que elas não aceitam esse comportamento automático de impotência, elas têm consciência de que é fundamental fazer de novo e de novo, quantas vezes forem necessárias.
Na próxima vez que aquela voz na sua mente disser: “essa campanha não funciona”, “essa estratégia dá problema”, lembre-se do estudo da impotência induzida e não se permita ser manipulado por ela.
Dentro do Método 3R você tem dezenas de estratégias 100% testadas e que geram matrículas todos os dias, é só você aplicar e colher os resultados, portanto, caso ainda não seja um assinante, é só clicar AQUI.
Grande abraço e até o próximo.
Elias Fernando
Co autor do Método 3R
Autor do Blog Fazendo Certo