Você sofre com impotência induzida?

anger-angry-anxiety-897817

Calma, o assunto é sobre negócios e não sobre saúde. 🙂

Impotência Induzida foi um termo criado pelos psicólogos Martin Seligman e Steven Maier que comprovaram em um estudo que quando você se sente impotente ou incapaz diante de uma situação, você tende a sentir-se assim diante de outras situações parecidas no futuro.

O estudo dos psicólogos foi feito com dois grupos de cães que tomavam choques leves, o grupo A tinha um botão para parar os choques e logo aprenderam a desligar, o grupo B até tinha o botão, mas não funcionava.

Na segunda fase do teste, os dois grupos podiam sair facilmente da situação do choque, bastava pular um pequeno muro, mas o que aconteceu nessa segunda fase?

O grupo que tinha desligado o choque da primeira vez, resolvia o problema rapidamente, saltando o muro, já o segundo grupo, o impotente, aceitava o sofrimento passivamente, até deitavam no chão.

Em outros estudos, os psicólogos comprovaram que nós, seres humanos, temos o comportamento muito parecido, muitas vezes, aceitamos a dor como sendo “normal”.

Aí você me pergunta: Elias, o que isso tem a ver com negócios? Eu explico:

Imagine que você fez uma campanha de marketing, quem sabe uma macro captação e essa campanha deu problema, algo muito comum no nosso ramo, é possível que você crie uma crença de que “macro captação é sinônimo de dor de cabeça”.

Se você acompanha algum grupo do ramo no Face ou Whats, com certeza já viu muitas pessoas falando sobre o assunto, muitas vezes, um jogando a culpa no outro. (dono de escola x divulgador)

Esse é o efeito da impotência induzida agindo sofre as pessoas, claro que elas vão negar e até ficar chateadas se você discordar, afinal, é a crença delas e quando falamos em crenças, não há argumentos lógicos, é preciso que a pessoa tome consciência por conta e mude sua forma de pensar.

Falando em macro, essa é uma excelente ferramenta para alavancar o seu caixa, porém, não é legal você ser dependente de macro, é fundamental que seu comercial seja pró ativo e diário.

Talvez você tenha feito uma campanha na sua escola e não tenha tido bons resultados, talvez tenha tido dor de cabeça, prejuízos, etc. O que isso significa? NADA! Isso é absolutamente normal, qualquer empreendedor já passou por isso mais de uma vez.

O que diferencia as pessoas de sucesso, é que elas não aceitam esse comportamento automático de impotência, elas têm consciência de que é fundamental fazer de novo e de novo, quantas vezes forem necessárias.

Na próxima vez que aquela voz na sua mente disser: “essa campanha não funciona”, “essa estratégia dá problema”, lembre-se do estudo da impotência induzida e não se permita ser manipulado por ela.

Dentro do Método 3R você tem dezenas de estratégias 100% testadas e que geram matrículas todos os dias, é só você aplicar e colher os resultados, portanto, caso ainda não seja um assinante, é só clicar AQUI.

Grande abraço e até o próximo.

Elias Fernando

Co autor do Método 3R
Autor do Blog Fazendo Certo

Torne-se um membro VIP e receba materiais exclusivos, é grátis!

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão